ESL - O que é e como aplicar no cotidiano e nas aulas!

Conhecido também como English as a Foreign Language, ESL é a abreviação de English as a Second Language. Veja aqui como realmente tornar o inglês a sua segunda língua.

Você não tem o inglês como primeira língua e quer saber como aplicar o ESL no seu dia a dia? É um professor ou professora e quer dicas de como aproximar o idioma da vida dos seus alunos? Confira algumas dicas de como aproveitar tudo o que a língua estrangeira pode proporcionar!

1 - Atente-se sobre os termos em inglês que já usamos

Streaming, Shopping, E-mail… são muitas as palavras em inglês que usamos no nosso dia a dia. São tão naturalizadas que não estamos acostumados e acostumadas a pensar em uma tradução para elas, certo?  Pois confira só:

Streaming vem, na verdade, de stream (riacho), e streaming remete ao fluxo. Na tecnologia, esse termo é usado para definir uma  transmissão de dados audiovisuais de um servidor para um aparelho como um fluxo de dados! 

Shopping é a ação de comprar! Tem tudo a ver com o local que adotou esse nome, concorda?

Já o E-mail: Mail significa “enviar algo para alguém usando o sistema de correios”, normalmente usado como sinônimo de “carta”. Já o prefixo “e” remete a algo eletrônico, então seria uma correspondência eletrônica!

Caso seja um professor ou professora, experimente pedir para seus alunos escreverem uma lista de objetos de casa que têm o nome de língua estrangeira. Certamente eles se surpreenderão com o que eles já sabem falar em inglês!

Nós da eslo podemos ajudar com isso: o course Business Speaking trabalha com conversas de trabalho e do cotidiano, perfeito para treinar a pronúncia.

2 - Concentre-se em assuntos do seu interesse

Gosta de tecnologia? Ciência? Séries? Filmes? Esportes? Por que não ter uma conversa em inglês somente para falar sobre as Olimpíadas de 2020, ou sobre alguma saga preferida? 

Trabalhar com temas realmente interessantes ajuda a “pensar em inglês” e a trazer o idioma para mais perto dos costumes e cultura. 

Para professores, é simples perguntar para o aluno quais são seus hobbies e iniciar uma conversa sobre eles, tornando o bate-papo agradável e dinâmico.

3 - Use e abuse da tecnologia

Treino de pronúncia (speaking), completar a frase treinando a gramática, fazer tarefas e provas: tudo isso é possível de forma eficiente e hábil na tela do computador - e na palma da mão!

A eslo é uma solução digital completa focada no educador, que oferece conteúdos reconhecidos por instituições renomadas, diário de classe inteligente, possibilidade de agendamento de aulas e muito mais - tudo para oferecer a melhor aula, no melhor horário e na melhor plataforma.


Quero fazer parte da nova era de ensino em inglês!